Números.

Tem uns dias que eu acordo com os números. Fico na cama mais alguns minutos fazendo contas e lembro que dormindo 8 horas por dia, já dormi aproximadamente 102 mil horas, mas não costumo lembrar dos meus sonhos.

No banheiro, fico olhando a água descer o ralo e faço umas contas rápidas: sei que a média de consumo por pessoa numa casa é 100 litros por dia. A cada ano, deixo descer 36.500 litros. Se uma piscina olímpica tem 50×25 por 2,2 metros isso dá mais ou menos 2.700 litros, ou seja eu deixo encher 13 piscinas olímpicas por ano. Se fosse apenas 1 raia contínua de ponta a ponta (tem 8 na piscina), seriam 104 vezes 50 metros, isso daria mais ou 5 kilometros, que é mais do que a distancia de casa até o trabalho. Fico pensando que não seria mal sair nadando para o trabalho.

Costumo tomar uma xícara de leite e comer um pão antes de sair. No final, gastamos uma caixa de leite por dia, se o prédio todo consome o mesmo tanto são 12 caixas, 4380 caixas por ano: a mesma quantidade de tijolos no prédio em dois ou três anos. Seria possível que o prédio fosse todo feito de caixas de leite? E uma cidade inteira? E então eu olho para o pão francês e imagino que cada um gasta uma colherinha de chá de farinha. Eu lembro se um dia 1 bilhão de chineses resolverem comer um segundo pão (umas 5 gramas), isso daria 5 milhões de quilos, que é uma montanha.

Olho para os móveis da casa e começo a estimar, há quanto tempo estão ali, quantas vezes foram usados, notando que o estofado está um pouco puído, mas paro por aí e olho no relógio que estou um pouco atrasado. Deixo essas contas para depois e tento anotar na memória que está na hora de uma reforma.

Nesses dias eu prefiro não ligar o radio e vou dirigindo, fazendo contas de gastos, coisas acumuladas, contando carros no sinal, e os números ficam circulando em volta, como borboletas.

Quinze minutos de carro em média, todo dia, ida e volta, meia hora, 5 por cento do dia…com esse habito, nos próximos 20 anos, dá 3650 horas: um ano inteiro dirigindo o carro sem parar.

No elevador eu lembro que subo pelo menos 2 vezes por dia até o décimo, dá 60 metros por dia 21 quilômetros por ano, ia demorar uns 20 mil anos pra chegar na lua, mais ainda quando vai parando de andar em andar.

Dá janela eu olho as nuvens, que não me dão vontade de fazer contas e mergulho no trabalho. Meu trabalho é sobre fazer contas e desenhar linhas, que operam sobre a matéria das coisas, modificando outros números…uma matemática imprecisa. Eu converto tempo em dinheiro, duas unidades diferentes. Às vezes as relações não estão claras e às vezes eu não vejo o tempo passando.

Às vezes fico um pouco calado, e sei que a média de palavras que um homem comum fala por dia é 2 mil, a 8 letras por palavra, dariam 16 mil letras por dia, que convertidas em arquivo texto, são 16 Kbytes de informação. Na minha vida toda, devo falar uns 35 milhões de bytes, ou 35 Megabytes, que caberiam com folga num CD. Caberiam 20 vidas num CD…todo mundo que está a sua volta agora falando, frases tristes alegres, piadas, promessas, brigas, declarações de amor, coisas importantes, bobagens.

Aí eu tento imaginar quantas palavras às pessoas estão falando no mundo todo agora, tento estimar quantas pessoas estão comendo, dormindo, conversando, nascendo ou morrendo. Faço uma conta rápida sobre a probabilidade da moça na minha frente estar nua há 1 hora atrás ou na hora seguinte. Imagino se, com 7 bilhões de pessoas no mundo, não seria provável que alguém estivesse pensando a mesma coisa que eu, em outra língua. È um jogo, e de vez em quando eu perco a conta, assusto com a ordem de grandeza e começo de novo. Tenho que admitir que não sou lá grandes coisas com os cálculos.

Chego em casa no final do dia, lá pelo meio da vida, que em media para os homens é 66 anos (as mulheres vivem uns 10 anos a mais), lembro, que sem imprevistos, ainda tenho mais uns 11 mil dias, 175 mil horas acordado, mais ou menos 1 milhão de minutos. Tanta coisa para fazer, tão pouco tempo.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s