Passarela Deriva 2013 e outras coisas

O Tanque de ideias do concurso Hotspot foi a final entre concorrentes selecionados do Brasil todo. Aconteceu em julho de 2013.

Não tinhamos grandes expectativas, afinal preparamos um portifólio na última hora com um video e imgens de projetos prontos. Recebemos o comunicado que apenas uma pessoa do escritório poderia ir para SP passar uma semana de trabalho intensivo. Ninguem sabia muito bem o que aconteceria em lá.

Chegando em São Paulo, logo na primeira noite, tivemos uma apresentação, explicando o que seria a  dinâmica do Mesa & Cadeira: seriamos divididos, por sorteio e escolha, em 3 grupos multidisciplinares, cada um com um lider criativo. As alternativas eram, nada menos do que o artista plástico e designer Speto, o designer RogérioHideki e o estilista Alexandre Herchcovitch. Escolha difícil! Acabei escolhendo Herchcovitch, pela afinidade com a linguagem, e porque intui que a proposta dele me daria mais oportunidade de costruir algum espaço.

A escolha se mostrou acertada, a proposta de trabalho dele caiu como uma luva: imaginar um esporte de pais fictício, e desenhar o uniforme para esse esporte. Logo de inicio pude usar do repertório de mundos imaginários da ficção científica para propiciar alternativas para o grupo. Decidimos desenvolver o conceito de “Deriva”. Uma civilização vinda de todos os paises da terra, composta de barcos aglomerados no oceano. O esporte foi um desenvolvimento natural: Parqua, que é uma mistura de Parku aquático e rouba-bandeira.

Decidimos apresentar os uniformes através de um mini-desfile: adotamos um corredor e construimos um deck feito de bancos de madeira que estavam espalhados pelo campus. A água foi criada com plástico bolha e lampadas fluorescentes azuis. O fundo de cena, com cavaletes empilhados, que pareciam mastros de navio. Só tenho algumas fotos tiradas durante a montagem – mas tudo funcionou bem, considerando que foi fabricado em poucas horas com poucos recursos.


Fotos da montagem

Alem do desfile, foram produzidos material gráfico, um video 

e uma trilha sonora, feita pelo Leo Chermont da banda Strobo 

Foi divertido, fiz bons amigos e foi muito impressionante ver o que uma equipe de gente competente é capaz de produzir em um curto espaço de tempo.

Algumas páginas do Caderno durante a semana do tanque de idéias.

Participantes do grupo DERIVA liderados por Alexandre Herchcovitch (Mesa 1):

Alexandre de Carvalho Mury, Ana Luiza Moura Rocha, Bruna Guimarães Neves, Bruno da Silva, Fernanda Lemos Dubeux , Francisco Emidio Contente Pereira dos Santos, Gabriella Maria de Oliveira Martins, Gustavo Cabeza, Kauê Cardoso, Leonardo Chermont, Lívia Tosta Albuquerque, Marco Normando, Marina Rebouças, Paulo Waisberg, Pedro Pontoni, Ricardo Zauza,Romeu Silveira.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s